OutSystems vs Mendix

OutSystems vs Mendix

Você sabia que um dos aspectos mais fantásticos da tecnologia é sua grande capacidade de inovação em pouco tempo. Até um tempo atrás quando você falava de criação de aplicativos era restrito aos programadores profissionais e agora estamos aqui falando de OutSystems vs Mendix, duas plataformas low-code acessíveis a pessoas comuns.

Atualmente, a criação de aplicativos abriu espaço a ação dos desenvolvedores cidadãos e dos desenvolvedores profissionais. Pois os resultados ampliaram a integração das empresas na criação de aplicativos Web ou mobile.

Neste caso, para que você não fique com dúvidas vamos esclarecer que os desenvolvedores cidadãos são pessoas comuns, gente sem uma formação técnica. E os desenvolvedores profissionais são os programadores de formação técnica.

Neste artigo, vamos apresentar para você alguns aspectos comparativos das plataformas OutSytems e Mendix. Além disso, vamos falar de como a experiência do usuário tem se desenvolvido.

Um comparativo entre as plataformas

De acordo com Tom Nolle, CIMI Corporation, você pode considerar que as duas plataformas apresentam similaridades de low-code. Pois são utilizadas pelas empresas para a criação de aplicativos da Web e mobile.

Como também elas possuem classificação semelhantes de usuários e analistas. Além de terem estratégias e recursos comparáveis para os produtos.

Ainda segundo Nolle, dá para você perceber que são as empresas que vão determinar qual das duas plataformas oferece a melhor opção para a experiência completa dos usuários.

Assim, os desenvolvedores profissionais querem uma plataforma para:

  • Definir a experiência do usuário;
  • Montar conectores de banco de dados;
  • Aplicativos para concluir o fluxo de trabalho.

Neste aspecto, tanto o Mendix quanto o OutSystems estão focados no UX. Como também nenhuma delas pretende desenvolver toda a variedade de aplicativos corporativos. Além do que ambas utilizam o painel multitabbed para os usuários organizarem o seu trabalho.

Todavia, se a comparação for em termos de clientes, você verá que a diferença já é bastante significativa. Pois a OutSystems foi fundada em 2001 e trabalha com 1200 clientes. Já a Mendix, que foi fundada em 2005, trabalha com mais de 4000 clientes.

OutSystems vs Mendix: A missão

A missão da plataforma Mendix é de desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e Web. Por isso oferece recursos de low-code e no-code para dar suporte aos profissionais de negócios e desenvolvedores profissionais e seu produto nativo da nuvem.

Já a plataforma OutSystems também enfatiza como missão desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e Web. Por isso a sua abordagem de inovação e colaboração enfoca low-code e também no-code para juntar especialistas em negócios e TI.

Em relação ao recurso de nuvem, podemos observar que o Mendix foca sua atenção na nuvem para instalação e uso do pacote. Com isso os usuários podem implantar aplicativos no PaaS de nuvem de cada fornecedor, ambos executados na AWS.

A OutSystems também tem sua versão Cloud mas ainda é possível utilizar a estrutura toda on premise em alguns casos.

OutSystems vs Mendix: A interface

No aspecto da criação de interface do usuário e aplicativo, Nolle observa que os usuários indicam preferir o sistema de modelagem de interface do usuário do aplicativo da Web extremamente visual do Mendix.

Os usuários comentam que a curva de aprendizado do Mendix é mais fácil do que a abordagem apresentada pelo OutSystems.

No entanto, os desenvolvedores profissionais ficam com o OutSystems, pois preferem a sua experiência altamente otimizada por ser baseada nos níveis de habilidade do usuário e na classificação do trabalho.

Se você deseja ser um desenvolvedor OutSystems deve ler o artigo sobre como aprender sobre a plataforma sem sair de casa.

O processo de criação de um aplicativo nas duas plataformas

A princípio é preciso que você considere que o Mendix trabalha com uma abordagem visual. Por isso tem condições de fornecer um aplicativo e modelos pré-criados, objetivando os desenvolvedores de aplicativos no UX.

Já o OutSystems, por sua vez, tem seu início na experiência do usuário em criar um aplicativo Web, que pode ser móvel ou unificado.

outsystems vs mendix - OutSystems vs Mendix

Dessa forma, os desenvolvedores profissionais focam no OutSystems enquanto os desenvolvedores cidadãos ficam com o Mendix.

A integração com sistemas internos nas duas plataformas

Este aspecto da integração de TI centrada na interface do usuário é um pouco delicado. Pois acontece que muitos produtos não contam com ferramentas para vincular um novo front end móvel ou web aos principais aplicativos e bancos de dados de TI.

Para os desenvolvedores cidadãos o OutSystems é muito complicado. Por isso preferem a experiência visual fácil do Mendix. No caso dos desenvolvedores profissionais eles preferem o OutSystems pelos seguintes motivos:

  • Melhor controle sobre a integração de aplicativos de TI;
  • Gerenciamento otimizado de projetos;
  • Melhor colaboração com os desenvolvedores cidadãos em situações que precisam operar juntos.

Agora, você já conhece as diferenças entre as duas plataformas e como os usuários as avaliam. Caso queira se especializar em uma plataforma low-code como profissional já sabe qual escolher nesse duelo entre OutSystems vs Mendix.

Você pode ler o artigo original de Tom Nolle clicando aqui.

[Ebook Gratuito] Jornada da Certificação OutSystems

[Ebook Gratuito] Jornada da Certificação OutSystems

Receba em seu e-mail os caminhos para se certificar em OutSystems

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!